Perguntas e Respostas

FUNÇÕES

Quais são as principais funções das câmeras veiculares?

Dentre as principais funções das câmeras veiculares, que as distinguem de câmeras filmadoras comuns, podemos destacar:

 

AUTO POWER ON/OFF: uma vez instaladas no veículo (vide item instalação abaixo) não é necessário realizar nenhuma operação manual! Todas as nossas câmeras automaticamente ligam, iniciam a gravação (caso o cartão de memória esteja inserido), salvam as imagens e desligam, sempre junto com a ignição do veículo.

 

GRAVAÇÃO CÍCLICA: todas os nossos modelos possuem a função de gravação cíclica, que permite que as câmeras nunca deixem de gravar, ainda que atingido o limite de armazenamento do cartão de memória. Para que isso seja possível, as gravações são fracionadas em arquivos, que podem variar entre 30 segundos a 10 minutos, a depender do modelo (baixe o manual de cada uma em sua respectiva página na seção PRODUTOS, para confirmar um modelo específico). Assim que a gravação de cada um desses arquivos atingir o limite de armazenamento do cartão de memória (descubra mais abaixo a autonomia de cada câmera), automaticamente os novos trechos atuais de gravação irão sobrescrever os trechos mais antigos.

 

DETECÇÃO DE MOVIMENTO: todas as nossas câmeras possuem a função DETECÇÃO DE MOVIMENTO, que é ativada quando ocorre alguma mudança significativa da tela/cenário de gravação. Por exemplo, se um carro, que é um objeto grande, passa a aprox. 5 metros da câmera, vai mudar bastante o cenário de gravação, e a câmera ativa a função. Se um pessoa, que é um objeto pequeno, passar nessa mesma distância, não chegará a ativar a função. É necessário que uma pessoa passe muito próxima da câmera para ativar a função.

*Caso queria deixar a câmera no carro estacionado (e desligado) com a função DETECÇÃO DE MOVIMENTO, vai ser preciso ligar a câmera em um carregador portátil, pois a bateria interna da câmera tem duração bastante curta, serve somente para manter salvas as configurações do aparelho.

 

MONITOR DE ESTACIONAMENTO: todas as nossas câmeras possuem também a função MONITOR ESTACIONAMENTO, que com a câmera/carro desligados, grava ao detectar mesmo que um leve contato no veículo, geralmente decorrente de uma batida de para-choque em manobra de estacionamento. Ao sentir o contato no veículo, a câmera vai ligar e gravar um trecho curto, automaticamente, com a própria bateria da câmera.

 

G-SENSOR: permite salvar trechos de imagens em que tenha ocorrido algum acidente/incidente de trânsito. Quando filmando, se a câmera detectar uma alteração significativa na força G  do veículo (que pode decorrer de algum acidente/incidente), automaticamente a câmera bloqueará este trecho de imagem, que não poderá será sobrescrito no cartão de memória. É possível controlar a sensibilidade do sensor, entre os níveis 2G (high), 4G (medium) ou 8G (low).

INSTALAÇÃO

Posso deixar o acendedor de cigarros livre?

A alimentação das câmeras veiculares precisa ser em uma fonte 12v (acendedor de cigarros do veículo), utilizando o cabo de força original (que faz a conversão para 5v e 1 ampere). Se ligada diretamente em uma fonte 5v (porta USB), as câmeras vão abrir somente no modo “pen drive” (tela azul) para baixar os arquivos.

Caso seja do seu interesse manter livre o acendedor de cigarros, é possível utilizar um adaptador como este:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-803839045-multiplicador-de-saidas-acendedor-de-cigarros-e-usb-3x12v-_JM?quantity=1

Caso prefira, é possível também a instalação na elétrica do veículo, mas nesse caso recomendamos somente que seja feita por técnico especializado em auto elétrica, mantido o cabo de força original para que seja respeitada voltagem/amperagem do aparelho, que deve ser alimentado “por dentro” do veículo (podemos enviar fotos).

A recomendação é que a ligação continue no pós chave do veículo, de modo que a câmera continue ligando e desligando sempre junto com o veículo, pois se se nunca desligar a alimentação, ficará ligada 24 horas, 7 dias por semana, o que certamente vai reduzir a vida útil do aparelho, como qualquer eletrônico.

Como é a alimentação das câmeras? Como instalo?

O projeto original das câmeras veiculares prevê a ligação via cabo de força no acendedor de cigarros do veículo, e não requerem nenhuma instalação profissional ou adaptação, o próprio cliente consegue instalar sem grandes dificuldades. O cabo de força tem mais de 3 metros, suficiente para ser escondido pela moldura do para-brisas até alcançar o bocal do acendedor, sem deixar cabos à mostra ou pendurados, bastando seguir a sugestão abaixo:

Nos modelos com câmera dupla, basta repetir o mesmo procedimento, conforme sugestão abaixo:

O cabo da 2ª câmera tem mais de 6 metros, de modo que possa alcançar a parte traseira, sendo escondido pelos detalhes e molduras de acabamento da extensão do veículo (não é necessária remoção de forro), até alcançar a parte traseira. A 2ª câmera pode ser colada no vidro traseiro com fita dupla face, ou parafusada no para-choque (fita e parafusos acompanham o kit), funcionando como câmera filmadora do trânsito atrás (embora não possa ser submersa em água, suporta bem as ações do clima). Ou então, pode ser fixada dentro do veículo, filmando os ocupantes, motorista e passageiros.

 

As câmeras servem em todo tipo de carro?

Somente o nosso modelo Black Box GP Dual que não é compatível com para-brisas muito verticais (como alguns ônibus, Kombis, etc…) e em espelhos retrovisores internos que possuem na base uma moldura , geralmente com algum sensor. Se o espelho retrovisor interno for do tipo simples vai ficar perfeitamente instalada. A lente da Black Box GP Dual permite ajuste em todas as direções, em ângulos curtos mas suficientes para compensar a inclinação do pára-brisas. Nossos demais modelos, fixam bem em qualquer tipo de para-brisas.

OPERAÇÃO DAS CÂMERAS

As câmeras suportam bem o calor?

Sim!

Nossas câmeras já foram testadas por horas deixadas dentro do carro estacionado debaixo do sol escaldante do verão, e mesmo esquentando a ponto de não ser possível encostar nelas, não apresentaram defeito decorrente disto.

Porém não é um cenário que recomendamos. O ideal é remover a câmera e levá-la consiga ou guardar no porta luvas, quando o veículo ficar muito tempo debaixo do sol (recomendação geral para qualquer tipo de eletrônico).

 

 

Qual o tempo de gravação?

As capacidades máximas de gravação ininterrupta (últimas horas salvas no cartão) são as seguintes:

Modelos GP1 e GP2 utilizando micro SD de 32gb
Configuração de filmagem em HD: aprox. 3h:30min
Configuração de filmagem em VGA: aprox. 4h:40min

Modelo GLOBE utilizando micro SD de 32gb
Configuração de filmagem em HD: aprox. 3h:10min
Configuração de filmagem em VGA: aprox. 5h:00min

 Modelos GP DUAL e GP2 DUAL utilizando micro SD de 32gb
Câmera principal em HD + traseira VGA: aprox. 2h:05min
Câmera principal em VGA + traseira VGA: aprox. 2h:50min

Modelo GP3 utilizando micro SD de 128gb
Configuração de filmagem em FULL HD: 16h:10min
Configuração de filmagem em HD: aprox. 25h:14min
Configuração de filmagem em VGA: aprox. 57h:15min

Modelos GP4, GP5 e GPX (todos simples) utilizando micro SD de 128gb
Configuração de filmagem em FULL HD: aprox. 08h:16min
Configuração de filmagem em HD: aprox. 10h:50min
Configuração de filmagem em VGA: aprox. 57h:15min

Modelos GP4 Dual, GP5 Dual e GPX Dual (com ou sem GPS) utilizando micro SD de 128gb
Câmera principal em FULL HD + traseira VGA: aprox. 07h:20min
Câmera principal em HD + traseira VGA: aprox. 09h:25min
Câmera principal em VGA + traseira VGA: aprox. 31h:01min

Modelos GP6 Dual e GP6 Dual GPS utilizando micro SD de 128gb
Câmera principal em FULL HD + traseira HD: aprox. 06h:50min
Câmera principal em HD + traseira HD: aprox. 19h:06min
Câmera principal em VGA + traseira HD: aprox. 40h:19min

Após esses períodos, as câmeras continuarão gravando normalmente por meio da função gravação cíclica, gravando os novos arquivos de filmagem por cima dos mais antigos, de modo que as câmeras não irão parar de filmar após encherem os cartões de memória.

As câmeras gravam com áudio?

Sim, e é possível desabilitar a gravação de áudio, caso prefira.

Os microfones das câmeras veiculares são bastante sensíveis, justamente para captarem os menores sons dentro do veículo, como por exemplo o afivelamento e o apito de não utilização do cinto de segurança, som dos piscas, e demais sons decorrentes da condução do veículo ou conversas em seu interior. Em função dessa alta sensibilidade, e a depender do piso de rodagem e dos barulhos de peças plásticas dentro do veículo, podem ocorrer ruídos ou chiados nas gravações.

Acompanha cartão de memória?

Não, pois depende da necessidade de cada cliente (8gb, 16gb ou 32gb nos modelos HD e FULL HD, além de 64gb ou 128gb nos modelos FULL HD), preferimos não embutir no preço da câmera algum cartão que não seja o mais adequado para cada cliente, ou obrigar o cliente a adquirir cartão de memória caso já tenha em casa. Os cartões de memória devem ser sempre classe 10 e originais.

Temos fornecedor de confiança no Mercado Livre e com ótimos preços,  seguem os links:
32gbhttps://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703968524-carto-micro-sdhc-32gb-ultra-sd-classe-10-80mbs-lacrado-_JM
64gbhttps://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735337101-carto-micro-sd-ultra-64gb-80mbs-sandisk-classe-10-lacrado-_JM
128gbhttps://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1042027062-micro-sd-ultra-128gb-100mbs-sandisk-garantia-10-anos-lacrado-_JM

Posso armazenar vários dias de imagens?

A gravação e armazenamento de imagens ininterrupta por longos períodos está disponível nos DVR automotivos, que utilizam discos rígidos para armazenamento. Os DVR automotivos são soluções muito mais complexas e pelo menos 15x mais caras que uma câmera veicular

A câmera com maior autonomia de filmagem que em nossa linha (e também no mercado de câmeras veiculares) é a BLACK BOX GP3, pois grava vídeos compactados no formato H.264, com arquivos de tamanho reduzido, mantida a qualidade. A BLACK BOX GP3 usando um cartão de 128gb, vai gravar aproximadamente 16h ininterruptas em FULL HD, ou 25h ininterruptas em HD, ou até 57h em VGA, são as maiores autonomias em câmeras veiculares no mercado. Após esses períodos, a câmera continua gravando, fazendo a gravação dos novos arquivos por cima dos mais antigos (gravação cíclica).

Posso monitorar as filmagens remotamente?

Nossas câmeras com sistema wireless  permitem que, com o seu celular, sejam acessadas as imagens ao vivo e as imagens já gravadas. Porém  transmissão ocorre via wireless, que é emitido pela própria câmera, e o raio é de cerca de 15 metros (exatamente como um roteador de wireless). As câmeras wireless não utilizam internet, modem  ou pacote de dados, e não permitem acesso ou transmissão remota para maiores distâncias.

Tal solução de acesso remoto via transmissão online – internet 3G/4G – pacote de dados, é comum aos DVR automotivos, muito mais complexos e pelo menos 15x mais caros que as câmeras veiculares. O DVR automotivo é um sistema semelhante aos sistemas de monitoramento comerciais e residenciais, em que há vários canais de câmeras, gravação em disco rígido, e funções como transmissão remota de imagens pela internet, câmeras “escondidas” entre outras.

Já a câmera veicular é uma câmera filmadora “comum”, com funções próprias para a utilização diária no trânsito, e gravação das imagens em cartão de memória. A câmera veicular preza pelo custo benefício, é uma solução de segurança muito eficiente, por uma fração do custo de um DVR.

As câmeras gravam bem à noite?

Sobre a filmagem noturna, o que vai determinar a qualidade de gravação é a qualidade das lentes/processador, ou seja, a capacidade de gravação da câmera como um todo.

No caso, mesmo nossos modelos de acesso em nossa linha já gravam na resolução HD 720p verdadeiro, é uma qualidade alta de imagem e nitidez, que se percebe ainda mais no período noturno.

Há ainda nossos modelos FULL HD 1080p com altíssima qualidade de imagem noturna, e nossos modelos com Ultra Night Vision da linha GPX, com incomparável e claríssima imagem noturna, mesmo que em ambientes com iluminação bastante baixa.Somente a 2ª câmera nos modelo duplos que não é HD (são VGA), e necessitam de ambientes bem iluminados para produzirem imagens claras.

Temos amostras de imagens noturnas de todos os nossos modelos em suas respectivas páginas em PRODUTOS, além de diversas imagens em nosso canal no Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UCN1PmtJy1l1sZReY1O9OkuQ/videos?view_as=subscriber

Qual o tempo de duração da bateria? Posso usar no veículo estacionado e desligado?

As câmeras veiculares são projetadas para utilização com o veículo ligado, conectadas via cabo de força no acendedor de cigarros, pois a bateria tem duração bastante curta, cerca de 3 minutos, serve mais como um “no break” emergencial, e para manter salvas as configurações do aparelho.

Porém é possível utilizar a câmera ligada em um carregador portátil, do tipo “power bank” (o mesmo carregador portátil de celular), como este: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1105704990-carregador-portatil-power-bank-pineng-10000mah-usb-original-_JM?quantity=1

Nesse caso, será possível manter a câmera funcionando por um longo período (a depender da capacidade do carregador portátil), dentro do carro desligado. É possível também selecionar a gravação com a tela desligada, poupando bateria.

Em testes que fizemos, um bom carregador portátil de apenas 5.000mA (há no mercado carregadores de 20.000mA), alimentou a câmera por 7 horas seguidas (com a tela da câmera desligada, mas o aparelho ligado e filmando normalmente).

Além disso, todas as nossas câmeras tem também a função PARK MODE / MONITOR DE ESTACIONAMENTO, que mesmo com a câmera/carro desligados, grava ao detectar mesmo que um leve contato no veículo, geralmente decorrente de uma batida de para-choque em manobra de estacionamento. Ao sentir o contato no veículo, vai ligar e gravar um trecho curto, automaticamente, com a própria bateria interna do aparelho.

COMPRA E GARANTIA

Qual é a garantia?

Seguimos o prazo legal de 3 meses contra defeitos de fabricação, tendo em vista que, quando ocorrem, são facilmente identificados logo nos primeiros usos (ou já em nossos testes – todas as nossas câmeras são testadas antes do envio).

Tratam-se de aparelhos bastante duráveis, temos câmeras rodando perfeitamente há mais de 2 anos, e o índice de defeito é bastante baixo na casa dos 2%, como felizmente pode-se verificar de nossa reputação como vendedores e das avaliações de nossas outras câmeras no Mercado Livre (somos MERCADO LÍDER GOLD = comprovação de faturamento mínimo, e menos de 2% de reclamações).

Oferecemos também suporte por diversos canais de atendimento, inclusive Whatsapp). Se porventura  sua câmera apresentar algum mal comportamento ou defeito após o prazo de garantia, certamente estaremos à disposição para auxiliar e corrigir o problema.

Como posso comprar?

Operamos nossa plataforma de vendas no Mercado Livre, onde somos MERCADO LÍDER GOLD!

Ao clicar em COMPRAR em nosso site, você é redirecionado ao anúncio correspondente no Mercado Livre, e pode adquirir nossas câmeras em até 12x sem juros e com frete grátis (incluso) para a maior parte do Brasil.

Em cada anúncio do Mercado Livre, há um campo para inserção de seu CEP, indicando os prazos e valores, caso o frete não incida como grátis.